terça-feira, 11 de abril de 2017

Voando sobre um ninho de cucos - extra

Logo após a publicação final do tópico, assistimos ao polémico "prós e contras" na RTP-1.
Normalmente não seguimos notícias da imprensa "mainstream", mas sendo um debate com tão importantes protagonistas, não podia deixar de merecer a máxima atenção, até porque é um bom exemplo de debate(s) civilizado, raro neste país.

Mais uma vez se provou que este blogue diz a verdade (basta reler os tópicos): o estudo de impacte ambiental vai ser um problema, a pista vai ser um problema, a segurança será também problemática. Ainda por cima, confirma-se que ninguém sabe qual o tempo de vida desta solução na base aérea do Montijo. Devido ao ruído, seguramente não será nada bom para voos noturnos. Ao mesmo tempo, não resolve o problema da falta de capacidade para "super jumbos".

Já a alternativa CTA (campo de tiro de Alcochete) seria melhor em vários aspetos, mas seria mais dispendiosa, até por causa das acessibilidades.
Perante o que foi discutido pelos participantes, está criado "o caldo" para aquilo que vai acontecer: o impacte ambiental bem como a segurança serão fatores para desaconselhar a solução Montijo, Alcochete não passa devido aos custos associados, fica só a atual Portela, aumentando-se o "taxi way" da pista (permite mais voos por hora). O aeroporto atual vai ter que servir até ficar estrangulado e ainda estrangular as possibilidades de aumento de turistas que queiram visitar a região e o país. Do ponto de vista da ANA é mau, mas não necessariamente um desastre.

E assim vamos vivendo num país que não tem estratégia, não tem dinheiro, que perdeu imenso tempo a decidir o muito longo prazo. Realmente, é caso para perguntar se há uma esquizofrenia coletiva ou se é interessante para muitos que seja assim...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.